Você sabe o que são e para que servem os Acordos de Confidencialidade? 🤐

Também chamados de NDA’s, os Acordos de Confidencialidade são contratos que tem o objetivo de obrigar as partes a não divulgarem informações trocadas entre si, sobre as quais gostariam de manter sigilo.

Pode-se utilizar o NDA nas mais diversas situações cotidianas, tais como para manter em sigilo detalhes de negociações sobre prestação de serviços, investimentos, contratação e subcontratação, mentorias, consultorias.

Normalmente, as partes do NDA são duas empresas, contudo, pode o acordo ser firmado por empregadores e empregados, empresas e prestadores de serviços, startup e investidor ou possível investidor, entre outros.

São várias as vantagens de se firmar um NDA:

➡️ Primeiramente, por óbvio, ele desencoraja a divulgação de informações sigilosas dos envolvidos. Aliás, um NDA devidamente elaborado até mesmo já prevê quanto será ou como se dará a aferição de indenização por seu descumprimento.

➡️ Também facilita o ingresso de eventuais ações judiciais em caso de descumprimento – isto se forem necessárias -, economizando tempo e recursos.

➡️ Ademais, evidencia o profissionalismo da parte que solicita a assinatura do NDA, dando mais confiança aos envolvidos em virtude da transparência.